Candidatos - Docentes

pessoa.png

Alice Miguel de Paula Peres

Centro Ciências da Natureza (CCN)
Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo Lattes

Motivação
Minha motivação para candidatura como membro no CoAce emerge da vontade de poder continuar atuando nos assuntos referentes à comunidade universitária, cuidando das relações institucionais e daquilo que dá sentido para o nosso trabalho como decente e pesquisa, que são os nossos alunos e alunas. A Universidade é um elo entre passado, presente e futuro e tem um papel social fundamental no seu trabalho para a construção de um ambiente aberto para a realização do ser e afirmação da vida. 

eduardo-silva.jpg

Eduardo Pinto e Silva

Departamento de Educação (Ded)

CECH - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Venho novamente me dispor a participar do CoACe, após dois períodos nos quais participei, primeiro como representante do CECH, e depois como professor eleito. Nesses períodos sempre tive participação assídua nas reuniões, participei de Comissões buscando dirimir conflitos e identificar suas dinâmicas, e participei da Comissão de Política de Saúde Mental da UFSCar, por 2 anos, no qual culminou com a aprovação, no CoACe, de importantes diretrizes para esta área. Nesse intuito colaborativo e com experiência acumulada, me candidato a contribuir por mais um mandato. Eduardo Pinto e Silva, Professor Associado IV do Departamento de Educação (DEd) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar.

fernanda-castelano.jpg

Fernanda Dos Santos Castelano Rodrigues

Departamento de Letras (DL)

CECH - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Acredito que participação ativa de toda a comunidade nos Conselhos Superiores, por intermédio de seus representantes, é a única forma de garantir e preservar os processos democráticos dentro da nossa instituição. Fui eleita membro efetiva do CoACE no mandato 2018-2020 e pretendo continuar representando a categoria docente neste conselho por acreditar que estamos em um momento delicado e crucial na discussão sobre as ações para acesso e permanência estudantil por dois motivos principais: 1) a pandemia de COVID-19, que exige mais atenção e acompanhamento das e dos estudantes da universidade; 2) a revisão da Lei de Cotas em 2022, quando cumprirá 10 anos e deverá ser revisada no âmbito federal, o que, sem dúvida, exigirá da comunidade da USFCar e em particular da ProACE uma atitude de defesa intransigente das conquistas já realizadas no âmbito das Ações Afirmativas.

george-mendes.jpg

George Mendes Taliaferro Mattox

Departamento de Biologia (DBio-So)

CCHB - Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação
Ingressei na UFSCar como docente lotado no campus Sorocaba no início de 2013. Desde então, ocupei os cargos de vice-chefe do Departamento de Biologia e posteriormente de Chefe do Departamento de Biologia. Durante estas gestões, fui representante do Centro de Ciências Humanas e Biológicas no Conselho Universitário por cerca de dois anos, representante do centro no Conselho de Graduação também por cerca de dois anos, e sou representante do Departamento de Biologia no Conselho de Pesquisa há quase três anos. Esta vivência junto aos órgãos colegiados da UFSCar trouxe-me grande experiência e conhecimento de como a universidade funciona. Desejo agora expandir esta experiência para o Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis, buscando auxiliar da melhor forma possível em questões afeitas aos estudantes e servidores, docente e técnico-administrativos, de nossa universidade. Neste sentido, pretendo atuar para garantir a permanência estudantil, maior inclusão e diversidade, além de buscar cada vez mais o acesso à saúde mental e bem-estar. Minha ideia é lutar dentro das normas de nossa universidade por mais recursos às diferentes assistências estudantis. Pretendo também defender maior acessibilidade aos espaços, às aulas e demais momentos sociais da universidade. Quero garantir uma ouvidoria forte para aqueles que se sentirem injustiçados ou ameaçados fazerem denúncias seguras e se sentirem acolhidos, combatendo qualquer tipo de preconceito e violência. Minha meta é buscar uma universidade cada vez mais inclusiva e plural.

 gustavo-nunes.jpeg

Gustavo Nunes de Oliveira

Departamento de Medicina (DMed)

CCBS - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
As políticas de permanência estudantil e as políticas de cotas devem ser articuladas e sustentadas de forma sistêmica para garantir o acesso ao ensino superior de jovens periféricos e mais vulneráveis. Essas políticas devem ser continuadas e ampliadas, sobretudo no cenário de pandemia e pós-pandemia. Também ações de promoção da saúde universitária devem ser amplificadas, sobretudo no acesso a cuidados e práticas integrativas além do suporte em atenção à saúde mental. No ano de 2022 as políticas de cotas voltarão a ser discutidas. Pretendo atuar na defesa de sua continuidade e ampliação.

isabela-custodio.jpeg

Isabela Custódio Talora Bozzini

Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNM)

CCA - Campus Araras

Ver Currículo Lattes

Motivação
Compreendemos que o tempo atual precisa ser permeado por processos democráticos verdadeiros e incansáveis, conduzidos pela ação comunicativa irrestrita até que haja o esgotamento das discussões sobre as questões que se colocam aos conselhos universitários. Neste sentido, a proposta desta candidatura se configura como um mandato coletivo, que visa a consulta aos pares, de modo que a representação não se limite ao momento das eleições, aos moldes das democracias representativas, mas que a cada tema a ser votado, este seja discutido até o consenso e somente assim, os posicionamentos sejam tomados nos conselhos.

 larissa-riani.jpeg

Larissa Riani Costa Tavares

Departamento de Fisioterapia (DFisio)

CCBS - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Sou docente, fisioterapeuta e atuo na área de saúde coletiva, com ênfase na Atenção Básica. O cenário atual político, econômico e sanitário tem gerado desafios importantes e minha intenção em atuar como conselheira no CoACE é fortalecer as atividades voltadas a qualidade de vida de servidores e estudantes, com destaque especial à saúde mental, bem como na defesa de ações para permanência estudantil e de Políticas de Ações Afirmativas.

 pessoa.png

Márcio Luis Lanfredi Viola

Departamento de Estatística (DEs)

CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Ingressei na UFSCar em 2010 como docente do Departamento de Estatística e estou tendo a experiência em participar da Coordenação do Curso de Bacharelado em Estatística, a qual me possibilitou ter maior contato com os discentes, em especial, aqueles que participam do programa de assistência estudantil. Os diversos relatos dos estudantes, particularmente, em relação à assistência dada pela UFSCar neste período de pandemia me motivaram a candidatar-me ao Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE). 

marioc-peron.jpeg

Marcio Peron Franco de Godoy

Departamento de Física (DF)

CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Participar, discutir e debater sobre a assistência e permanência estudantil e além disso, do papel da entidade UFSCar em sua comunidade é um trabalho de base que demanda a dedicação de diversos agentes. A manutenção de uma política propositiva eleva o nível econômico e social de nossa sociedade através da democratização do acesso ao ensino superior em conjunto com ações que permitam sua viabilização. Infelizmente, as atuais configurações políticas agem de maneira retrógrada e um COACE consistente e ativo é uma peça fundamental para a manutenção de políticas afirmativas em todos os aspectos. Candidato-me ao COACE para continuar atuando a favor de uma universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e universal.

 natalia-sevilha.jpeg

Natália Sevilha Stofel

Departamento de Enfermagem (DEnf)

CCBS - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação
Tenho buscado me envolver nas questões que impactam no acesso e permanência estudantil na universidade, procurando apoiar as iniciativas que permitam um ambiente universitário mais equânime, diverso e respeitoso. Nesse sentido, acredito que possa colaborar com o CoACE.