Candidatos

LISTA DE CANDIDATOS À REPRESENTAÇÃO DISCENTE JUNTO AO

CONSELHO DE GRADUAÇÃO - 2022-2023

 Brenda.jpg

Brenda Raquel Maia Goncalves

Engenharia de Computação

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Participar do conselho de graduação é uma forma de contribuir para os serviços prestados pela Universidade, identificando pontos positivos e negativos, e assim propor uma discussão a respeito do tópico a ser avaliado, a fim de apresentar melhorias nos processos. Sou estudante indígena e gostaria de estar incluída nas decisões da universidade, principalmente nas deliberações que envolvem o coletivo indígena, assim como demais órgãos universitários podem ser atingidos a partir das decisões tomadas pelo conselho, por isso a participação de estudantes é de suma importância".

pessoa.png

Caio Vinícius da Silva Barros

Linguística

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Minha motivação para me candidatar à vaga de representante discente do CoG é poder somar esforços à classe discente da universidade e mais especificamente representar os estudantes do Bacharelado em Linguística".

 caio-trevisan.jpg

Caio Vinicius Ribeiro Trevisan

Medicina

Campus São Carlos

Motivação

"Desejo, além de representar meu curso perante o conselho de graduação, contribuir para o desenvolvimento da comunidade acadêmica. Além disso, vi nesta vaga uma oportunidade de me inserir no meio acadêmico de melhor maneira. 

 caroline.jpg

Caroline Santos Neves

Agroecologia

Campus Araras

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Sou estudante do curso de Agroecologia no campus Araras, sou autista e bolsista PAE. Busco uma forma de representar não só o curso, como o campus e a pauta PcD. Espero poder aprender e também contribuir com as questões da universidade pública para todos".

elismar.jpg

Elismar da Silva

Psicologia

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"A participação dos discentes na tomada de decisão dos assuntos relacionados à graduação se faz de extrema importância, pois é através desses espaços que podemos fazer história junto a instituição que escolhemos para fazer parte da nossa história. E isso tem uma importância ainda mais significativas para nós, indígenas que estamos sempre a procura de nos reafirmarmos e mostrar que aqui também é nosso lugar. Por isso procuro fazer parte do conselho de graduação e assim poder contribuir a luta pelo nosso povo". 

 fernanda.jpg

Fernanda Waltrs Freitas

Estatística

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Quero poder participar de decisões importantes para a graduação da UFSCar e fazer a diferença".

fernando-djata.jpg

Fernando Djata

Pedagogia

Campus São Carlos

Motivação

"Eu, Oliveira Fernando Djata, de nacionalidade guineense, filho de Fernando Djata e de Quinta Gomes, vivo em São Paulo (Bissau – Guiné-Bissau), estudante selecionado no âmbito do PEC-G 2020. Em obediência ao calendário académico da Universidade Federal em São Carlos estudei o semestre 2021/1 remotamente e consegui atender às diretrizes pedagógicas na (UFSCar). Apraz-me manifestar a pretensão intrínseca de incorporar a equipe da representação dos Discentes no Conselho de Graduação, pois o meu desejo é apoiar o meu País e a humanidade na elaboração e execução da Política Pedagógica Educativa que, possa proporcionar a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e a inclusão de todos e todas no processo do ensino e aprendizagem. Afinal, todos podem aprender. Outra motivação é somar as ideias para o bem MAIOR tanto para os Estudantes quanto para a Instituição (UFSCar). E consequentemente para o Mundo".

 flavia.jpg

Flávia Negretti Bezerra - "Marga"

Pedagogia

Campus Sorocaba

Ver Currículo

Motivação

"Participar mais ativamente da Universidade, levar questões dos discentes até o conselho, e informar os alunos sobre assuntos diretamente relacionados ao campi, compreender as estruturas e como funciona a universidade, e qual o papel do aluno em uma rede de ensino superior pública. Ser membro ativo do Conselho possibilita que nossas demandas enquanto discentes cheguem até os supervisores de ensino, e essa é uma porta que se abre para a compreensão de nossas necessidades, dificuldades e preocupações. Permite também nossa participação nas votações importantes para a tomada de decisões de projetos, ajustes nos planejamentos e propostas de novas ideias a serem pensadas pelos grupos de trabalho que formam o conselho".

pessoa.png

Igor Kazuya Zama

Engenharia Civil

Campus São Carlos

Motivação

"Representar os estudantes de forma igualitária e justa".

pessoa.png

Isabela Aparecida Lima Mariano

Geografia

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

"A pluralidade é fundamental para que se tenha decisões justas. Representar o discente é importante para que o melhor e mais viável seja feito para ele, portanto, gostaria de ter a oportunidade de representar os estudantes de Geografia do campus de Sorocaba, bem como de nossos semelhantes, no Conselho de Graduação".

 ivanildo.jpg

Ivanildo da Silva Ferreira

Fisioterapia

Campus São Carlos

Ver Currículo

Motivação

"Como sou um estudante indígena, estou me candidatando por uma equidade social e acadêmica, pois o coletivo indígena também faz parte do coletivo estudantil da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, assim como o coletivo dos quilombolas e de toda a comunidade estudantil UFSCAR. Portanto, quero me candidatar para representar esses coletivos e participar das reuniões e tomadas de decisão no que diz respeito a toda comunidade estudantil".

 pessoa.png

Jair de Jesus Lages Massa - "Jair Massa"

Biblioteconomia e Ciência da Informação

Campus São Carlos

Motivação

"O motivo da minha candidatura para representante de discentes foi para que os professores não decidam para nós discentes. E queremos que nos ouçam a nossa decisão se agente concorda ou não".

pessoa.png

João Henrique Mendes Teixeira

Ciência da Computação

Campus São Carlos

Motivação

"Tenho como objetivo participar de discussões onde possam beneficiar todos os discentes da UFSCar, no qual posso trazer pautas sobre a acessibilidade e saúde mental, sendo primordiais e necessárias para uma graduação tranquila".

 joao-pedro.jpg

João Pedro Santiago Mendes Cardote

Pedagogia

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Na luta por uma educação de qualidade, defesa dos programas de acesso e permanência estudantil para todos e participação democrática nas instâncias de decisão da vida universitária em todos os cantos".

 jonas.jpg

Jonas Prado Barbosa - "Jonas Yebá"

Linguística

Campus São Carlos

Motivação

Eu me chamo Jonas Prado Barbosa, sou estudante do Curso da Linguística 020, ingressante através do vestibular indígena. Sou natural do interior do município de São Gabriel da Cachoeira- AM, e sou indígena aldeado. A maior parte da minha vida vivi na aldeia até aos 25 anos, aos 26 anos de idade ingressei na UFSCAR através do vestibular especifico para os indígenas no Campus Sorocaba. Mais tarde mudei de curso, no qual estou cursando atualmente. No meu convívio social na aldeia estive participando ativamente na associação indígena, na organização dos trabalhos e na escolha dos lideranças comunitários. Enquanto universitário, faço parte também do coletivo indígena dentro da universidade, do qual conhecida como CCI- Centro de Culturas Indígenas. Quando estive em Sorocaba fiz parte da coordenação em alguns meses, e antes de fazer parte do coordenação estive sempre fazendo atividade em conjunto com coletivo fazendo palestras, oficinas, danças, principalmente na divulgação das culturas indígenas. Portanto, através das atividades anteriores me motivou a participar a ser candidato para Conselho de Graduação da UFSCAR, que se eleito no conselho, eu posso contribuir na decisões importantes da universidade. E também, eu como estudante indígena posso adquirir novas experiencias e conhecimentos através da participação no conselho, que futuramente possa servir base na condução e na organização das associações indígenas da minha região de origem.

 pessoa.png

Julia Ghion de Rosa

Ciências Biológicas

Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Os assuntos estudantis e comunitários pertencentes a universidade são de extrema importância e de interesse dos alunos. A necessidade de um diálogo entre o corpo da faculdade e os discentes é a melhor forma de atingir os objetivos de ambos, e o representante teria esse papel de forma ativa, por tanto gostaria de estar participando desse processo".

julia-leticia.jpg

Julia Leticia Amaral Mendes dos Santos Almeida

Geografia

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Militante do Levante Popular da Juventude, mãe, historiadora, componho o Diretório Central dos Estudante da Universidade Federal de São Carlos e atuante em movimentos sociais desde 2016. Busco contribuir na construção de uma universidade com mais participações populares".

 maira.jpg

Maira de Paula Morais

Geografia

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Queridos graduandos, gostaria que confiassem a mim a responsabilidade de representá-los no Conselho de Graduação. Atuarei com habilidade e disposição em defesa e benefício da nossa Universidade e claro, de nós, discentes, na argumentação de solicitações à sensibilização de nossas demandas junto aos membros do Conselho".

 marcos.jpg

Marcos Marques de Anchieta

Geografia

Campus Sorocaba

Motivação

"Tenho experiência na representação estudantil , estou no segundo semestre e pretendo melhorar a qualidade de nossa representação junto a este conselho. Tenho disposição e disponibilidade".

 maria-gabriela.jpg

Maria Gabriela Gobbi

Linguística

Campus São Carlos

Motivação

"Minha motivação em compor o Conselho de Graduação está na participação da movimentação política com práticas palpáveis que fomentam novas pautas e mudanças do cenário atual. Atuo como bolsista na Coordenadoria de Cultura da UFSCar e busco estar cada vez mais envolvida nas demandas ativistas da universidade".

 pessoa.png

Maria Paula Xavier das Neves

Turismo

Campus Sorocaba

Ver Currículo

Motivação

"Com o objetivo de participar ativamente nos assuntos que desrespeitem os discentes graduandos da UFSCAR, especificamente o campo de Sorocaba. Representar de maneira geral os alunos, suas opiniões e direitos".

 pessoa.png

Mariana da Silva Correa dos Santos

Linguística

Campus São Carlos

Motivação

"Vejo nesta oportunidade, como suplente no CoG, um espaço para dar voz aos interesses e necessidades do corpo discente. Meu foco está em representar meus colegas discentes, do campus de forma geral, mas essencialmente dos que compõem o curso de Linguística".

 pessoa.png

Moises Almada Melo de Paiva

Linguística

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Quero ajudar a garantir, pessoalmente a evolução do ambiente universitário para situações favoráveis".

 natiel.jpg

Natiel Edvaldo de Souza

Educação Especial

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Me chamo Natiel Edvaldo de Souza, só Indigena do Povo Atikum-Umã, PE. Vejo a importância de ter representantes Indígena dentro do Conselho de Graduação para que possamos dar nossas opiniões, levar eventuais demandas que surgirem ou questionamentos dos estudantes em geral quando possível e tiver ao nosso alcance para apreciação do COG. E também poder participar das discussões/aprovação de eventuais questões que serão submetidas ao Conselho de Graduação".

 pessoa.png

Nicholas Baladore de Mendonça

Ciências Biológicas

Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo

Motivação

"Tenho bastante interesse em participar mais ativamente das organizações dentro da universidade, como, por exemplo, já participo do CABio. Acredito que essas experiências me ajudariam muito a crescer acadêmica e psicologicamente, influenciando em vários âmbitos da minha vida e sendo um grande diferencial para o meu futuro, e eu poderia fazer a diferença dentro da instituição, ouvir novas ideias e opiniões e expressar as minhas com maior facilidade. Além disso, eu teria maior contato com estudantes, docentes e/ou coordenadores e secretários da UFSCar, algo que me agrada pois gosto de expandir meu círculo de relações, especialmente as profissionais".

ricardo.jpg

Ricardo Patrezi Zanatta

Medicina

Campus São Carlos

Motivação

"O interesse por melhor compreender as dinâmicas internas da universidade e a vontade de representar os demais estudantes em uma esfera administrativa foram os grandes motivadores da minha candidatura".

pessoa.png

Samara Rodrigues Ramires - "Samarinha"

Terapia Ocupacional

Campus São Carlos

Motivação

“Sou estudante indigena KOKAMA do AM e gostaria de participar para me interar mais do que acontece na universidade e também colaborar com o coletivo. Não conheço muito sobre o COG, mas conversei com alguns colegas que participam e acredito que a minha participação vai agregar muito na minha vida acadêmica e profissional futuramente".

pessoa.png

Sebastião Quintino Álvares - "Sabazinho-Música"

Música

Campus São Carlos

Motivação

“Acho muito importante a participação dos estudantes, principalmente dos estudantes indígenas, a qual por ser uma minoria ainda, muitas coisas que são discutidas no cog podem muito bem nos afetar num todo, e também a importância da nossa participação onde muitas coisas importantes são discutidas".

 tatiana.jpg

Tatiana Nicéas de Moraes

Gestão e Análise Ambiental

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

“Estou me candidatando, pois acredito que ainda tenho muito para aprender dentro do CoG, e sendo uma estudante bolsista PAE (Programa de Assistência Estudantil), também poderei colaborar para as demandas dos discentes dentro da UFSCar, e somar nas lutas e construções necessárias por uma Universidade diversificada, inclusiva".

 pessoa.png

Vera Lucia Henrique Silva

Engenharia Civil

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

"Lutar por conquistas para a permanência dos estudantes".

 pessoa.png

Vinicius Enrique Moreira da Silva - "Vini Moreira"

Agroecologia

Campus Araras

Motivação

"Há poucas pessoas inscritas, e os discentes precisam do máximo de voz possível".

 vitor.jpg

Vitor Matheus Morais de Oliveira

Ciências Biológicas

Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo

Motivação

"Me cadastro nessa eleição para adquirir novas experiências e conhecimentos, visando sempre trazer o interesse da comunidade universitária nas reuniões a serem tradadas. Devo ressaltar que são um dos deveres dos universitários participarem e interagirem com as mudanças e projetos a serem desenvolvidos com os discentes, sendo minha motivação interagir e incentivar a participação de todos nas reuniões, com o objetivo de melhorar o bem estar da comunidade da Lagoa do Sino".