Candidatos

INSCRIÇÕES DEFERIDAS DE CANDIDATOS À REPRESENTAÇÃO DISCENTE JUNTO AO CONSELHO DE GRADUAÇÃO - 2021-2022

 adriele-rocha.png

Adriele Rocha

Biotecnologia

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Membro da atual gestão do DCE-Livre UFSCar, militante do Levante Popular da Juventude e do Coletivo de Mulheres UFSCar, além de ser da moradia estudantil. E portanto, me permitem o contato com uma grande parte da diversidade dos estudantes da nossa instituição.

 pessoa.png

Anderson Kambeba

Enfermagem

Campus São Carlos

Motivação

Ter uma nova experiência e Participar das decisões acadêmicas onde o intuito sempre será defender as ações afirmativas. Participei por quase 2 anos no projeto de extensão do PET SAÚDE INDÍGENA

 angelica-columbiana.png

Angelica (GÉ) Colombiana da psicologia

Psicologia

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Sou estudante de 4º ano da Psicologia, colombiana com 11 anos dentro do Brasil. O motivo da minha candidatura é por ver a necessidade de ter integrantes imigrantes dentro da universidade, já que cada vez mais, os espaços da universidade estão sendo menos ocupados pela população imigrante. Como imigrante e estudante da Universidade Federal de São Carlos e cidadã com residência permanente tenho meus direitos e quero os fazer valer, tanto para mim, como para os estudantes que não tem voz dentro da universidade. Este espaço é muito importante porque precisamos saber sobre a construção das políticas publicas para a graduação e se estão sendo efetivadas para todos em geral, sobretudo para a população menos favorecida, como indígenas, negros, pessoas de extratos sociais mais baixos e imigrantes. Espero assim poder ter uma pequena voz e participação nas decisões tomadas e poder ajudar de uma ou outra maneira a grande maioria da população que vinha ficando excluída das decisões importantes tomadas dentro da faculdade.

 beatriz-padilha.png

Beatriz Padilha de Souza

Pedagogia

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Atuo no CAPe desde 2019 e acompanho as reuniões de Conselho do meu curso desde então como representante do Centro. Minha motivação em ser representante discente neste Conselho se baseia no interesse pela luta referente às pautas estudantis que estão presentes neste espaço. Além disso, comprometo-me a argumentar e apresentar o posicionamento das e dos estudantes e a atuar por meio do diálogo igualitário com todas e todos, sempre de maneira conjunta com as e os estudantes da UFSCar.

 

 pessoa.png

Claudilene Pedrosa Caldas

Engenharia Florestal

Campus Sorocaba

Motivação

Eu, Claudilene Pedrosa Caldas, bolsista e estudante indigena do curso de Engenharia Florestal do Campus Sorocaba, estou me candidatando com o intuito de representar os estudantes deste campus, em especial os alunos indígenas. Atualmente sou representante do Centro de Convivência Indigena de Sorocaba. Gostaria de poder ter a oportunidade de ser uma das pontes para representar o campus e as demandas dos estudantes. Pretendendo atuar com comprometimento, responsabilidade e transparência no que for preciso.

 pessoa.png

Emília Marubo Comapa

Ciências Biológicas - Bacharelado

Campus São Carlos

Motivação

Me candidato com o propósito de representar a comunidade estudantil em geral e o coletivo de estudantes indígenas da UFSCar, a fim de estabelecer diálogo, levando suas demandas e questões estudantis no fortalecimento dos interesses discentes.

 pessoa.png

Erliane Castro - CCI-LS

Administração

Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo

Motivação

Eu me chamo Erliane Maximiano Castro, sou discente indígena do curso de Administração em Sistemas Agroindustriais no campus Lagoa do Sino, estou no perfil 3. Atualmente sou representante indigena do CCI-LS (Centro de Culturas Indígenas do campus Lagoa do Sino). Gostaria de me candidatar para somar forças com a atual gestão, ajudando no que for necessário para construir juntos uma boa parceria.

 pessoa.png

Evandro Messias da Silva

Física - Licenciatura

Campus Sorocaba

Ver Currículo

Motivação

Tenho certeza que poderei contribuir com a UFSCAR, com os alunos e professores. Apesar de não ter experiência como representante de classe ou cargos do gênero. Estou à disposição

 pessoa.png

Flávia Negretti Bezerra

Pedagogia

Campus Sorocaba

Ver Currículo

Motivação

Tenho interesse em participar mais dos acontecimentos e decisões da graduação, na qual eu me identifico como membro importante enquanto aluna, assim posso contribuir com meus conhecimentos, ideias e disposição para trabalhar coletivamente em benefício de toda comunidade.

 francine-zentil.png

Francine Zentil Boaro

Enfermagem

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Candidatar-se para representante discente no Conselho de Graduação é exercer o princípio da democracia no ambiente estudantil. A intenção é ser uma porta voz dos pensamentos e necessidades dos(as) estudantes da UFSCar, visto que o Conselho possui como objetivo garantir um espaço deliberativo e que conte com a participação dos(as) estudantes da graduação. Mais do que nunca, torna-se importante a representação dos cursos da saúde, em especial da Enfermagem, na articulação estudantil para que suas demandas sejam ouvidas e, com muito esforço, consideradas.

 giovanni-miraveti.png

Giovanni Miraveti Carriello

Química - Licenciatura

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

Promover e contribuir democraticamente para a representação estudantil dentro do CoG, defendendo e expondo os interesses e as demandas dos estudantes de graduação.

 jocimara-braz.png

Jocimara Braz de Araújo (Uara Pataxó)

Biblioteconomia e Ciência da Informação

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Eu sou estudante indígena do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, acredito que para nós estudantes indígenas que ingressamos na universidade pelo programa de ações afirmativas é extremamente importante a nossa participação no Conselho de Graduação, pois é, por meio destas reuniões que é discutida muitas pautas e são reivindicados nossos direitos acadêmicos, devido o contexto pandêmico que estamos vivenciando é de urgência para o nosso coletivo ter representantes indígenas para estar cientes do movimento de pautas estudantis, por isso o meu anseio pela candidatura.

 joice-pallone.png

Joice Pallone

Gerontologia

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Como discente representante de turma da Gerontologia-UFSCar há 3 anos, pude notar a importância de tal cargo no meu crescimento pessoal e profissional. Visto isso, penso em colaborar com meu prévio conhecimento e aprendizado na área, a fim de salientar todas as necessidades dos discentes e do Conselho dentro da comunidade UFSCar. Acredito também, que minha participação no CoG, assim como a de outros representantes discentes, é de fundamental importância nos processos democráticos. Desta forma, as discussões e deliberações colegiadas serão enriquecidas com a “voz” e o voto dos estudantes da UFSCAR.

 lucas-lima.png

Lucas Lima - Buda

Engenharia de Produção

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

Venho me candidatar ao cargo de representante discente ao conselho de graduação da UFSCAR, com a motivação de defender e apresentar demandas dos estudantes de graduação de nossa universidade, bem como contribuir para uma melhor condição acadêmica na universidade. Também me motiva candidatar-me a este cargo, a possibilidade de continuar e ampliar o meu trabalho de representação discente na universidade, da mesmo forma que atuei neste últimos dois anos nos conselhos de curso e do departamento do curso de Engenharia de Produção do Campus de Sorocaba.

 marcello-eduarda.png

Marcelle Eduarda Franco de Lima

Engenharia Elétrica

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

A oportunidade de participar de um conselho superior sem dúvidas é estimulante, poder ter maior contato com os assuntos de interesse da comunidade acadêmica e contribuir de alguma forma com a mesma são minhas maiores motivações. Na condição de representante discente vejo uma oportunidade para afirmar os interesses daqueles que represento, junto ao Conselho de Graduação da Universidade.

 pessoa.png

Márcia Braz de Araújo (Márcia Pataxó)

Educação Física - Bacharelado

Campus São Carlos

Motivação

Sou Marcia Pataxó sou indigena do Pataxó no extremos Sul da Bahia,Ingressei na Ufscar em 2017, no curso de Educação Física Bacharelado, entrei atraves do vestibular Indigena. Acredito no potencial da voz do estudante dentro de ONGs estudantis, a nossa representatividade é de grande peso, pois lutamos por nossos direitos e anseios que outros, estando fora, não conseguem expor e correr atrás dos direitos como estudantes.Eu como estudante indigena e Representante de um Povo, na minha comunidade acadêmica, procurar resistir em meio ao atual governo, sempre procuramos argumentar por nossas lutas e conquistas e lutar e resistir por nosso povo.

 pessoa.png

Vinicius Chimirri

Imagem e Som

Campus São Carlos

Motivação

Acredito ser dever da classe estudantil ocupar espaços de representatividade e impor sua voz na garantia de seus direitos e de toda a comunidade universitária, respeitando, acima de tudo, a diversidade e igualdade entre todos. E por isso me disponho a ser representante discente, para não só pleitear pelo meu curso de Imagem e Som (que tem sido vítima de inúmeros desmontes, assim como todos da área de humanidade e artes) mas por toda a comunidade estudantil, fazendo o que estiver ao meu alcance para o estabelecimento de um diálogo democrático que objetive a promoção de melhorias no ambiente da academia em todas as esferas (social, infraestrutura, administrativa e etc) e assegure os nossos direitos.

 marta-marubo.png

Marta Marubo Comapa

Tradução e Interpretação Libras/Portugues

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Desejo me candidatar pois tenho interesse em estar contribuindo na mediação dos alunos discentes para melhor comunicação de seus interesses, bem como representar o coletivo de estudantes indígenas na UFSCar. Dessa forma me interesso também pelo aprendizado e desenvolvimento pessoal juntamente com a coletividade.

 pessoa.png

Melvino Baniwa

Engenharia de Alimentos

Campus Lagoa do Sino

Motivação

Acreditar que poderão ter dias melhores do que vivenciados neste momento, quero através da minha participação e representatividade contribuir para desenvolvimento socio educacional e da cidadania para todas as pessoas que procuram crescer no âmbito profissional, levando informações e reivindicando através da participação coletiva.

 pessoa.png

Odailson Aguiar Moura (Aguiar 20)

Engenharia de Computação

Campus São Carlos

Motivação

Meu nome é Odailson Aguiar Moura,tenho 21 anos de idade,sou indígena do povo Tukano de São Gabriel da Cachoeira-AM. Gostaria de me candidatar porque quero muito aprender como as coisas funcionam dentro da universidade e também participar das decisões como representante dos discentes democraticamente.

 otta-costa.png

Otta Costa

Imagem e Som

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Na minha atuação como universitário indigena, ganhei muita experiência na função por conta dos meus parentes que abriram meus caminho para chegar aqui. Fiquei surpreso sabendo dessa vaga e quero dar continuidade junto a amigos e parentes a ter mais visualidade na universidade. Acredito que sou a pessoa certa para a posição, tenho certeza que ajudar a comunidade vai ser muito importante, não só para o grupo, mas sim para os que ainda estão, a vim mais e mais. Além de acreditar que posso contribuir de forma muito construtiva na posição oferecida.

 

 pedro-valed.png

Pedro Valed Perry Ferreira

Linguística

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

No que diz respeito às minhas motivações pessoais, pretendo seguir carreira acadêmica e me formar como docente na área da linguística. Para esse fim, acredito que seja fundamental participar dos processos deliberativos da graduação para ter uma noção clara das demandas dos alunos, das instituições que fazem as decisões em última instância, as necessidades dos docentes, entre tantas outras experiências que irão me tornar um profissional melhor e mais crítico e autocrítico durante minha carreira, utilizando estas competências para melhorar o ambiente de ensino para todos que frequentam a universidade.

 raul-amorim.png

Raul Amorim

Ciências Biológicas - Licenciatura

Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

Membro atual do Conselho de Graduação, do Conselho Universitário, do DCE Livre UFSCar e do Levante Popular da Juventude. Representei a categoria na construção do ENPE e dos estágios, além de ter contribuído nas mobilizações das eleições da reitoria em 2020.

 pessoa.png

Tatiana Nicéas de Moraes

Estatística

Campus São Carlos

Motivação

“Quando um muro separa uma ponte une. Se a vingança encara o remorso pune... E se a força, é tua ela um dia é nossa. Olha o muro, olha a ponte, olha o dia de ontem chegando...” Com esses refrões, eu me candidato para ser representante discente do CoG, porquê se a Força é Sua, ela um dia É Nossa. E dessa maneira acredito que nós estudantes podemos unir as forças para uma melhoria não só da universidade como da sociedade, e mesmo que as vezes não tenhamos motivos para sorrir, lembremos de LEVANTAR E ANDAR! Tomando sempre cuidado com os perigos que há na esquina, mas sem fugir da luta, para que o sinal nunca mais se feche para nós que somos jovens! E que Cartola realmente esteja certo, e encontremos: O fim da tempestade, ao nascer do sol.

 thayla-gabriele.png

Thayla Gabriele Pereira Passoni

Terapia Ocupacional

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Apresento minha motivação em compor a representação discente no Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar, órgão colegiado superior deliberativo das questões de ensino de graduação e da vida acadêmica. Ingressei como graduanda em 2018 no curso de Terapia Ocupacional, e desde então procuro estar informada e envolvida nas instâncias representativas e deliberativas da Universidade. No momento componho a gestão do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CATO), e sou suplente no Conselho de Pesquisa (CoPq) da UFSCar. Dessa forma, destaco que é muito relevante para mim compor, também, um Conselho Universitário que representa importância significativa para os(as) estudantes de graduação. Entendo que é importante garantir o diálogo aberto e livre com os estudantes, a fim de fortalecer as ações coletivas, a representatividade e a visibilidade do corpo docente em relação aos espaços políticos da Universidade. A partir disso, declaro meu interesse, e me coloco à disposição para assumir esse espaço.

 

 clay-atikum.png

Clay Atikum

Medicina

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Sou estudante indigena da medicina, ingressei por ações afirmativas. Minha motivação para ser conselheiro é poder defender os interesses do coletivo indígena da UFSCar, bem como dos estudantes de medicina. Acredito ser de suma importância nós indígenas termos um representante do coletivo indigena CCI (Centro de Cultura Indigena), para podermos ter direito de voto nas decisões de pautas que é de nosso interesse , como também dos estudante da área da saúde.

 vinicius-paglione.png

Vinicius Paglione Carasek

Enfermagem

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

O interesse em compor o Conselho de Graduação se justifica através da importância da representatividade estudantil neste espaço. Uma vez que, se trata de um amplo espaço deliberativo e representativo, sendo essencial a participação de nós discentes em sua construção. Acredito que como estudante da àrea da saúde, tenho o dever e o compromisso de representar nossos cursos e garantir que nossas demandas sejam levadas e, quem sabe até, atendidas.

 pessoa.png

Vitor Hugo Ferreira

Engenharia Química

Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

A motivação da minha candidatura baseia-se na importância da representação efetiva dos estudantes, do movimento estudantil e de seus interesses nos espaços institucionais da nossa Universidade. Quanto mais crítica se torna nossa situação, como cidadãos e como estudantes, mais percebemos a necessidade de eleger alguém que realmente nos represente, de alguém que não só ocupa um cargo durante um mandato, mas sim usa esse poder conquistado pelo voto para fazer serem ouvidas as demandas daqueles que o elegeram. Desta forma, para o CoG, como representante terei a voz ativa do movimento estudantil, levarei aos estudantes as questões debatidas por meio de boletins informativos, para que, conscientes da conjuntura, possam agir de forma politicamente ativa em tudo que diz respeito à vida universitária. VIDA, PÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO!!!