Candidatos - Docentes Adjuntos

Prof. Dr. Fillipe Vieira Rocha

Departamento de Química (DQ)
CCET - Campus São Carlos

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Motivação

Inicialmente, acredito que a participação nos conselhos colegiados é uma experiência singular de aprendizagem dentro da instituição, proporcionando uma grande evolução em todos os âmbitos acadêmicos.  Além disso, a atuação nos conselhos permite uma contribuição ativa no que tange as discussões acerca do desenvolvimento da Universidade nos seus mais diversos setores (ensino, pesquisa, extensão e inovação). 

Pessoalmente, espero aumentar o diálogo entre os adjuntos, trabalhando sempre de forma transparente e democrática para que os anseios de nossa classe sejam sempre representados nas discussões dentro do ConsUni. Dessa forma, almejo auxiliar de maneira participativa e inclusiva os avanços da nossa estimada Instituição, através de discussões sadias, respeitosas, representativas e efetivas.

Prof. Dr.Fernando Campanhã Vicentini

Centro de Ciências da Natureza (CCN)
Campus Lagoa do Sino

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Motivação

Minhas principais motivações para candidatura são contribuir para formulação, aprovação, acompanhamento e avaliação da Política Institucional de formação de recursos humanos, de produção e disseminação do conhecimento, de pessoal, de recursos financeiros, de infraestrutura e de gestão da Universidade Federal de São Carlos.

Prof. Dr. Filippo Ghiglieno

Departamento de Física (DF)
CCET - Campus São Carlos

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Motivação

Gostaria ter a possibilidade única de fazer parte do Conselho para poder contribuir nas tomadas de decisões importantes com a objetiva de contribuir democraticamente  a fazer crescer e melhorar a nossa Universidade nos próximos anos.

Profa. Dra. Karina Gomes de Assis

Departamento de Engenharia de Produção (DEP)
CCET - Campus São Carlos

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Motivação

 A motivação para minha candidatura é pensar a Universidade a partir da interdisciplinaridade, fundamentada no diálogo e na transparência. É defender o legado histórico da Universidade para que esta permaneça como um espaço democrático, plural, de respeito às diferenças e que seja palco da construção autônoma de saberes. Para isso é fundamental garantir a autonomia das ideias, o apoio à ciência, ao estudante e a toda comunidade acadêmica.

Prof. Dr. Leonardo Andrade

Departamento de Artes e Comunicação (DAC)
CECH - Campus São Carlos

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Motivação

Contribuir com a UFSCar junto ao Conselho Universitário para representar a categoria docente adjunto.

 

Prof. Dr. Marcos de Oliveira Soares

Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH)
CCHB - Campus Sorocaba

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Motivação

Fui conselheiro do ConsUni nos últimos dois anos e penso que tenha sido uma experiência interessante para mim. Em primeiro lugar na perspectiva de contribuir para que a universidade continue a trilhar um caminho democrático de gestão e permaneça aberta a todos e todas que dela precisem e queiram estar.  Além disso, a participação no ConsUni nos proporciona ter uma visão de totalidade do funcionamento de uma universidade grande e multicampi como é a UFSCar e nos ajuda a entender melhor as nossas unidades de trabalho (curso, departamento e centro). Por fim,  nas reuniões do ConsUni, estar em contato com pessoas de todos os segmentos e campi, nos proporciona uma experiência muito interessante do que podemos chamar de "unidade dentro da adversidade", ou seja, a perspectiva de que, mesmo com posicionamentos diferentes (e eles sempre existirão nos coletivos), possamos votar propostas que sejam as melhores para a maioria das pessoas da universidade e para o bom funcionamento dela.

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Profa. Dra. Meliza Goi Roscani

Departamento de Medicina (DMed)
CCBS - Campus São Carlos

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Motivação

A proposta é representar os professores adjuntos com olhar técnico no desenvolvimento da universidade nas frentes de pesquisa, ensino e extensão. Já fui representante do CONSUNI por dois anos e tive a oportunidade de de conhecer melhor os desafios tecnológicos e sociais nas diversas áreas de conhecimento.

Como experiência em atividades administrativas,  já fui vice-coordenadora do curso de medicina de 2015 e atualmente sou chefe da divisão da gestão do Cuidado do Hu-UFSCAr, com bastante experiência de atuação na área da saúde.

A intenção é a representação imparcial no conselho, com olhar acadêmico e voltado para o desenvolvimento da universidade de forma ampla.

Profa. Dra. Nataly Carvalho Lopes

Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME)

CECH - Campus São Carlos

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Motivação

Compreendemos que o tempo atual precisa ser permeado por processos democráticos verdadeiros e incansáveis, conduzidos pela ação comunicativa irrestrita até que haja o esgotamento das discussões sobre as questões que se colocam aos conselhos universitários. Neste sentido, a proposta desta candidatura se configura como um mandato coletivo, que visa a consulta aos pares, de modo que a representação não se limite ao momento das eleições, aos moldes das democracias representativas, mas que a cada tema a ser votado, este seja discutido até o consenso e somente assim, os posicionamentos sejam tomados nos conselhos.

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Profa. Dra. Paula Serrão

Departamento de Fisioterapia (DFisio)
CCBS - Campus São Carlos

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Motivação

Sendo o ConsUni o órgão superior deliberativo máximo da UFSCar, espera-se que esse seja um ambiente de discussão democrático e de ampla representatividade. Para tanto, faz- se necessário que sua composição seja diversificada, englobando o máximo possível de áreas e Centros da Universidade. Dessa forma, visando representar os docentes adjuntos nesse órgão, principalmente os que compõem o CCBS, é que decidi me candidatar.

 

Prof. Dr. Ricardo Carneiro Borra

Departamento de Genética e Evolução (DGE)
CCBS - Campus São Carlos

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Motivação

Entendo que a melhora da UFSCAR passa pela participação de número maior de docentes, técnicos e alunos que não estejam comprometidos com posições políticas, mas com o objetivo de elevar a Universidade aos patamares superiores da excelência acadêmica e de pesquisa. Fazer parte do ConsUni é a forma que encontrei para colaborar com o desenvolvimento da UFSCAR, participando na construção de novos caminhos e fiscalizando as ações que devem ser implementadas em âmbitos acadêmico e administrativo com o intuito de preparar a Universidade para superar obstáculos de enorme magnitude que se aproximam. No futuro próximo, provavelmente, as questões relacionadas com o ensino a distância, a indústria 4.0, a evolução do mercado profissional, a maior participação da iniciativa privada na Universidade, a mudança das relações de trabalho impostas pelo congresso, a escassez de recursos financeiros e muitas outras de origem nacional ou internacional irão ter impacto significativo na forma com a Universidade interage com a Sociedade. Para se adaptar aos novos tempos, novas diretrizes deverão ser pensadas e talvez até colocadas em funcionamento. E a pluralidade de ideias poderá ser um fator essencial para o sucesso da UFSCAR frente aos novos desafios. E nesse sentido, me coloco a disposição da comunidade UFSCAR para preencher uma vaga no ConsUni.