Candidatos - Docentes Associados

 pessoa.png

Prof. Dr. Toledo

Centro de Ciências da Natureza (CCN)
Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo Lattes

Motivação

Atuar no ConsUni/UFSCar no sentido de contribuir na resolução de questões que atendam de forma justa os interesses/necessidades de nossa comunidade - os quatro campi da UFSCar.

andreia-soares-costa.jpg

Profa. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes

Departamento de Genética e Evolução (DGE)
CCBS - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Apresento minha candidatura ao Conselho Universitário, órgão máximo, deliberativo da UFSCar, visando a concorrer como representante da categoria docente. Sou Professora Associada III, lotada no Departamento de Genética e Evolução da UFSCar. Atuo com docente na UFSCar desde 2010. Sou doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da UFSCar. Realizei um Pós-Doutorado na University of Florida (Estados Unidos), no Citrus Research and Education Center (CREC). Coordeno o Laboratório de Biotecnologia Vegetal (LBV) localizado na unidade II do Departamento de Genética da UFSCar. Atuei em diversas instâncias representativas e de gestão da UFSCar: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da UFSCar, membro do Conselho de Pós-Graduação (CoPG), membro do Conselho de Extensão (CoEx), membro dos Conselho de Pesquisa (ProPq), membro do Conselho Superior deliberativo do Ciências Biológicas e da Saúde (CoC-CCBS) e membro do Conselho deliberativo da FAI-UFSCar. Atualmente sou de vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFSCar. Pretendo representar os anseios da comunidade para auxiliar na elaboração de uma política acadêmica, científica, cultural e de prestação de serviços à comunidade. Sabemos que o momento atual mostra-se difícil para o país e para nossa universidade, o que torna fundamental assegurar a nossa visibilidade e representatividade no âmbito de um conselho que define a política geral da UFSCar. Com base nesse histórico, coloco-me à disposição de assumir esse desafio, como representante da categoria docente, pedindo a confiança de vocês.

antonio-augusto-soares.jpg

Prof. Dr. Antônio Augusto Soares

Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM)
CCTS - Campus Sorocaba

Ver Currículo Lattes

Motivação

Continuar a contribuir com a UFSCar no que diz respeito às discussões e decisões político-administrativas. Atuar junto ao Conselho Universitário (ConsUni) representando a categoria dos Professores Associados, participando das discussões e atos decisórios no sentido de fazer valer os processos democráticos, transparentes e com respeito às leis, normas e resoluções, sempre com decoro e respeito às diferentes ideologias e opiniões.

claudionor-francisco-nascimento.jpg

Prof. Dr. Claudionor Francisco do Nascimento

Departamento de Engenharia Elétrica (DEE)
CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Possuo Graduação em Engenharia Elétrica pela UNESP, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. Atualmente, sou Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica. Atuei como Chefe de Departamento. Fui representante dos/as Docentes Adjuntos/as e Associados/as no ConsUni.

Apresento a minha candidatura a uma vaga como representante dos/as Docentes Associados/as no ConsUni. O meu compromisso principal é trabalhar para criar oportunidades para que toda a comunidade universitária tenha condições de conhecer, discutir e acompanhar as discussões das questões fundamentais que envolvem a UFSCar. Considerando também o papel social da UFSCar, os principais motivos que me levaram a colocar meu nome à disposição da comunidade são os seguintes: trabalhar pela defesa das conquistas institucionais históricas, em especial por seus processos democráticos de decisão; buscar caminhos para que a universidade dê apoio administrativo mais consistente ao desenvolvimento das carreiras dos/as Associados/as, especialmente no que diz respeito a projetos de pesquisa e extensão; propor o debate sobre a igualdade de oportunidades de inovações em ensino, pesquisa e extensão; garantir as ações afirmativas; buscar manter a instituição integrada a sociedade; trabalhar por uma gestão do orçamento nas unidades da instituição; promover a discussão sobre a sustentabilidade e a eficiência energética; e favorecer a transparência e o diálogo institucional. Concluindo, almejo manter um diálogo permanente com os/as Associados/as por meio de encontros periódicos, via plataformas de video-conferências, entre representante e representados/as, principalmente antes das sessões do ConsUni, sem prejuízo de encontros extraordinários para tratar de outros assuntos relevantes.

 pessoa.png

Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo

Departamento de Matemática (DM)
CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Minha candidatura tem por objetivo contribuir para que as discussões no ConsUni sejam transparentes e contem com a participação ativa dos docentes interessados. Para tanto faço parte de um grupo (Chama-UFSCar) que promoverá reuniões abertas periódicas.

fernando-periotto.jpg

Prof. Dr. Fernando Periotto

Centro de Ciências da Natureza (CCN)
Campus Lagoa do Sino

Ver Currículo Lattes

Motivação

Representar o CCN em nossa Instituição UFSCar, colaborar na formulação, na aprovação, no acompanhamento e na avaliação da Política Institucional de formação de recursos humanos, de produção e disseminação do conhecimento, de pessoal, de recursos financeiros, de infraestrutura e de gestão da Universidade, sempre com o propósito de compor um ConsUni como deve ser, ou seja autônomo.

ignez-caracelli.jpg

Profa. Dra. Ignez Caracelli

Departamento de Engenharia de Física (DF)
CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Na UFSCar tenho participado de diversos conselhos;  já fui vice-chefe e chefe de Departamento e no momento sou Coordenadora do PPGBiotec. Pelo fato de ter ao mesmo tempo ampliado minhas competências de gestão e de administração,  pretendo contribuir para o crescimento de nossa universidade, participando desse órgão máximo deliberativo, o ConsUni, participando de discussões e das decisões visando o crescimento de nossa universidade. 

jose-eduardo-baioni.jpg

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni

Departamento de Filosofia (DFil)
CECH - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Minha candidatura a representante dos Professores Associados é motivada pela vontade de participar da gestão da UFSCar, colaborando com as discussões e decisões. Após quinze anos na Instituição, percebo quanto faz falta a toda a comunidade conhecer as experiências e a história de vários caminhos tomados por ela. Mais uma vez, em face dos novos desafios trazidos pela pandemia e pela conjuntura político-partidária nacional, é preciso debater novamente as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contemplando as várias perspectivas e modalidades de trabalho acadêmico possíveis, em todas as esferas de atuação (ensino, pesquisa, extensão e inovação). No fundo, há de se debater quais são as funções acadêmicas e socioculturais da Universidade, sem transforma-la em uma aparato secundário de efetivação de políticas públicas duvidosas determinadas arbitrariamente pelos interesses dos governos.

nelci-adriana-ferreira.png

Profa. Dra. Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

Departamento de Fisioterapia (DFisio)
CCET - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Prezados, tenho interesse em integrar o Conselho Universitário como representante da categoria de servidores docentes associados, com intuito de acompanhar e contribuir nas discussões para o avanço da Universidade, uma vez que, é um espaço de grande importância para tomada de decisões que impactam diretamente na dinâmica da UFSCar.

wilson-alves-bezerra.png

Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra

Departamento de Letras (DL)
CECH - Campus São Carlos

Ver Currículo Lattes

Motivação

Como docente da UFSCar há mais de 14 anos, acredito ter  a contribuir com as discussões e deliberação do Conselho Universitário da UFSCar. Já fui Coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão por quatro anos e atualmente sou Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura. É preciso fortalecer os conselhos superiores e debater de modo sistemático a construção da Universidade que queremos - inclusiva, plural, dialógica. Atenta aos novos tempos e seus desafios.