Candidatos

Os candidatos a representante dos servidores docentes, técnicos administrativos e discentes encontram-se segmentados, conforme item 1 do edital:

  1. Docentes Titulares
  2. Docentes Associados
  3. Docentes Adjuntos
  4. Docentes Assistentes, Auxiliares e Ensino Básico
  5. Técnicos Administrativos
  6. Discentes (graduação)
  7. Discentes (pós-graduação)

 

Candidatos a representante dos docentes

Docentes Titulares

Arlene Gonçalves Corrêa (Depto. de Química - São Carlos)

Currículo

Iniciei minhas atividades na UFSCar em 1982 como aluna de graduação em Química, em seguida fiz o mestrado e o doutorado também no DQ e ingressei como docente em 1992. Nestes 36 anos de UFSCar, sempre me dediquei a todas as atividades acadêmicas, incluindo o ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e administração. Dessa forma seria uma honra poder representar os meus colegas docentes no órgão máximo desta Instituição. Acredito que poderei, com minha experiência, contribuir para que a UFSCar continue sendo uma Instituição de excelência acadêmica, com ensino público de qualidade.

 

Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira (Depto. de Engenharia Civil - São Carlos)

Currículo

Prestes a completar 27 anos de docência na UFSCar, já tendo exercido cargos administrativos como Coordenador da Graduação em Engenharia Civil, Coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFSCar, coloco-me à disposição para atuar como representante dos Docentes Titulares junto ao Conselho Universitário da UFSCar. Candidato-me na perspectiva de poder contribuir com minha experiência e dedicação para participar desta instância, que tem sido tão importante na história e na atuação da nossa UFSCar, e da qual já fui membro no período em que estive como Pró-Reitor. Pretendo estabelecer um espaço de comunicação com os Docentes Titulares, a fim de encaminhar contribuições e definir posturas que sejam positivas e propositivas no contexto da comunidade da UFSCar e da sociedade em geral. Desde já agradeço a atenção e o apoio, aguardando comentários e sugestões de colegas.

 

Docentes Associados

Adriano Polpo de Campos (Depto. de Estatística - São Carlos)

Currículo

As universidades não se criam sozinhas, elas dependem de seus profissionais para serem o que são. O grande valor da UFSC.ar está em seus docentes, TAS e discentes. Individualmente, tenho uma carreira bem estabelecida e, direta ou indiretamente, tive muito suporte da UFSCar para chegar onde estou. Para eu ser um bom Professor, preciso fazer parte de uma boa universidade. Entendo que este é um momento de contribuir com nossa universidade, trabalhando para torná-la ainda melhor do que já é. Um breve resumo da minha experiência é: sou Professor Associado do DEs-UFSCar, desde 2014 e Professor da UFSCar desde 2006. Possuo formação em Bacharel em Estatística (UNICAMP, 2000) e Doutor em Estatística (IME-USP, 20()5). Fui Pesquisador Associado no Departamento do Estatística da Florida State University (2010-2011), Secretário da ISBrA (2011-2012) e Presidente da ISBrA (2013-2014), Chefe do Departamento de Estatística (2013-2015). Oriento alunos de Mestrado e Doutorado no PIPGEs UFSCar/ICMC-USP e alunos de graduação (IC e TCC) no BSo. cm Estatística. Também, sou líder do Group of Inductivc Statistics (2014-atual) e do DataScience Group (2018-atual), ambos registrados no CNPq. Organizei eventos científicos, tenho vários trabalhos publicados (em revistas com capítulos dos livros), editei livros e servi como editor convidado em algumas oportunidades. Também tenho desenvolvido trabalhos com pesquisadores de outras áreas que não apenas a Estatística, contribuindo para o bom uso do método e melhora nas análises dos resultados. Ainda, tenho atuado em uma parceria da UFSCar com a Serasa-Experian com objetivo de inovação e pesquisa.

 

Angela Merice de Oliveira Leal (Depto. de Medicina - São Carlos)

Currículo

Eu, Angela Merice de Oliveira Leal, professora Associada do Departamento de Medicina, Endocrinologista de formação, me candidato para representante do CONSUNI para garantir transparência nas decisões, sempre com o foco nos objetivos de ensino, pesquisa e extensão em defesa da área da saúde.

 

Antonio Augusto Soares (Depto. de Física, Química e Matemática - Sorocaba)

Currículo

Continuar a contribuir com a UFSCar no que diz respeito às discussões e decisões político-administrativas. Representar a categoria dos Professores Associados junto ao Conselho Universitário, participando das discussões e atos decisórios no sentido de fazer valer os processos democráticos, transparentes e com respeito às leis, normas e resoluções, sempre com decoro e respeito às diferentes ideologias e opiniões.

 

Claudionor Francisco do Nascimento (Depto. de Engenharia Elétrica - São Carlos)

Currículo

A minha candidatura a Representante dos Docentes Associados junto ao Conselho Universitário (ConsUni) tem como compromisso trabalhar para o aprimoramento das atividades realizadas na UFSCar, criando oportunidades para que toda a Comunidade discuta aspectos fundamentais para a nossa universidade com a participação mais ampla possível. Pretendo representar os Docentes Associados principalmente nas discussões dos temas considerados relevantes para a UFSCar, para que os colegas possam seguir realizando suas atividades de maneira ética, produtiva, colaborativa e participativa. Inclusive já participei como representante eleito dos Docentes Adjuntos junto ao ConsUni por dois mandatos consecutivos. Além disso, fui membro de outros colegiados e assumi cargos administrativos. Essas experiências me proporcionaram uma visão mais ampla da estrutura política institucional da nossa universidade.

 

Cleonice Maria Tomazzetti (Depto. de Teorias e Práticas Pedagógicas - São Carlos)

Currículo

Sou professora da carreira Associado há 5 anos na UFSCar, mas venho transferida da UFSM, onde atuei por 20 anos. Ccreio que minha experiência como docente e gestora em diferentes funções (coordenadora de curso de graduação – diurno e noturno – pesquisadora da pós-graduação, coordenadora de planejamento e currículo na PROGRAD da UFSM por 4 anos), somada à minha capacidade de trabalho e disponibilidade para agir coletivamente, podem contribuir com o trabalho mais democrático, mais participativo e mais pro-ativo no ConsUni da UFSCar. Na UFSCar, sou docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, vinculado ao CECH, e tenho colaborado com projetos de extensão voltados aos Professores e Educadores da rede de educação pública do município, pois acredito que a extensão é uma ponte social entre a universidade e a sociedade. Também sou pesquisadora credenciada no PPGPE, e Coordenadora do curso de Pedagogia EAD, pelo qual tenho trabalhado com os demais colegas para a sua manutenção. Além disto, acredito que os conselhos Universitários precisam refletir as diferentes posições existentes no interior dos departamentos, unidades e centros, de todos os campi, pois precisamos exercer a capacidade de escuta, de negociação e de construção do consenso. Mas precisamos ampliar os canais de participação em direção à universidade cada vez mais democrática, pública e representativa de toda a sociedade.

 

Ednaldo Brigante Pizzolato (Depto. de Computação - São Carlos)

Currículo

Nos dois últimos anos como membro do Conselho Universitário, defendi, veementemente, mais transparência das sessões e formas de ampliar a interação do ConsUni e da administração superior com a comunidade. Uma das iniciativas que defendi foi a transmissão ao vivo das sessões (que vem ocorrendo pelo esforço do servidor Pedro Dolosic através da página Conselhos UFSCar, da qual sou um dos administradores). Também criei uma página no Facebook (ednaldo.consuni – Conselheiro Ednaldo) para apresentar meus posicionamentos nas sessões e levar para toda a comunidade um pouco do que é discutido no Conselho Universitário. Ela serve, também, como canal de comunicação com os representados. Trabalhei, de forma incisiva, para a implantação da Reserva Técnica Institucional que permite melhor uso dos recursos de projetos de extensão pelas unidades. Continuo atuando no sentido de garantir maior autonomia financeira aos Centros Acadêmicos. Defendi e continuarei defendendo o voto online (através do Helios Voting). Sou membro da comissão do CoAd que desenvolveu estudos sobre a utilização do Helios Voting na UFSCar. Tenho certeza que é a forma mais eficiente, segura e democrática de votação e que pode ser usada também para consultas à comunidade. Continuarei lutando para que as decisões dos membros do ConsUni tenham como meta o melhor para a UFSCar. Ah, o que você espera dar de presente para a UFSCar nos 50 anos dela? Temos 2 anos para isso. Vamos trabalhar juntos?

 

Evandro Marsola de Moraes (Depto. de Biologia - Sorocaba)

Currículo

Minha motivação é defender a universidade pública em todas as suas dimensões, como formadora de cidadãos profissionais, geradora de conhecimento, e prestadora de serviços à comunidade. Também defendo que todas essas atividades sejam desenvolvidas em uma universidade livre, democrática e socialmente responsável.

 

Ignez Caracelli (Depto. de Física - São Carlos)

Currículo

Após ter sido chefe do departamento, percebi que ao mesmo tempo em que posso aprimorar minhas qualificações administrativas dentro da universidade posso contribuir para o crescimento da nossa universidade, participando deste órgão deliberativo máximo, principalmente em áreas como a formação de recursos humanos.

 

José Eduardo Marques Baioni (Depto. de Filosofia - São Carlos)

Currículo

A motivação de minha candidatura é representar a categoria docente dos professores associados, defendendo ainda as práticas institucionais democráticas no âmbito do ConsUni, condizentes com a dignidade da categoria e os interesses maiores da Instituição e da maioria de seus integrantes. Creio que temos de evitar a violência verbal, a interferência de pautas e ações que fragmentam a comunidade por parte de grupos com interesses político-partidários estranhos à Universidade, que visam tão-somente bloquear as pautas, inviabilizando os trabalhos do ConsUni, e tutelar a representação dos estudantes. Proporei a criação de meios virtuais de comunicação entre os representantes das diversas categorias no ConsUni e seus representados, visando assegurar a legitimidade e a transparências das representações.

 

Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha (Depto. de Fisioterapia- São Carlos)

Currículo

Não apresentou propostas na ficha de inscrição.

 

Paulo Eduardo Gomes Bento (Depto. de Engenharia de Produção - São Carlos)

Currículo

Apresento minha candidatura como forma de poder contribuir para a vida acadêmico-administrativa da nossa universidade. Considero que a minha participação em diferentes instâncias universitárias permitiu que eu tivesse uma visão dos desafios e alternativas para a construção uma universidade moderna, democrática, de qualidade e com profundo compromisso com a sociedade brasileira.

 

Vera Alves Cepêda (Depto. de Ciências Sociais - São Carlos)

Currículo

Os próximos anos serão de crise e de transformação para as universidades públicas federais. Se desejamos preservar a função pública, a qualidade acadêmica e o compromisso social da universidade pública, temos que lutar: por 1. garantir a participação e a capacidade decisória da comunidade acadêmica, em bases democráticas e transparentes em todos os assuntos que digam respeito aos destinos da instituição e das bases da produção científica; 2. pela autonomia universitária; 3. pelo comprometimento com os eixos que definem hoje a ação/função das IFES: formação, pesquisa, extensão e proteção/inclusão social de estudantes vulneráveis. Nesse contexto, lanço meu nome para representação docente no Consuni, na esperança de poder contribuir para a defesa de uma universidade capacitada cientificamente, plural e inclusiva. Sou cientista política de formação, pesquisadora de temas como desenvolvimento e democracia e com passagem anterior pelo Consuni. Me candidato movida pelo sentimento da "gravidade da hora" e motivada pelo tamanho da luta que teremos que travar.

 

Waldeck Schützer (Depto. de Matemática - São Carlos)

Currículo

A minha candidatura é a expressão do meu anseio de contribuir para o bem da Universidade e auxiliar na construção de uma comunidade saudável, ativa e vibrante.

 

Docentes Adjuntos

Adilson Eduardo Presoto (Depto. de Matemática - São Carlos)

Currículo

A candidatura ao ConsUni é colocada a serviço de uma Universidade democrática e plural e de uma atuação pró-ativa no enfrentamento de problemáticas que emperram os avanços necessários para uma melhoria substancial do ensino, da pesquisa e da extensão. Os avanços propostos visam alinhar a Universidade a um mundo dinâmico e de constante mudança, cuja inovação tem um papel subjacente imprescindível, tudo sem diminuir a qualidade conquistada em mais de quarenta anos de história.

 

Adriana Sanches Garcia de Araújo (Depto. de Fisioterapia - São Carlos)

Currículo

Não apresentou proposta na ficha de inscrição.

 

Anselmo João Calzolari Neto (Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Araras)

Currículo

Desde que ingressei na universidade como professor efetivo, tenho participado de órgãos colegiados (Conselho Departamental, Conselho de Curso – coordenador, Conselho de Centro, Conselho de Graduação, Conselho de Extensão, Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis), atuando como representante, por entender que a administração também é uma das funções de exercício esperadas. Acredito que neste momento, após 5 anos de instituição, sinto-me preparado para atuar no conselho máximo da UFSCar.

 

Camila Höfling (Depto. de Letras - São Carlos)

Currículo

Como docente desta universidade, em regime de dedicação exclusiva, compreendo que, além das funções referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, cabe a mim, como a qualquer colega de trabalho, participar efetivamente de decisões em conselhos superiores da instituição, ou seja, agir coletivamente, para o bem comum da comunidade acadêmica em geral e, especificamente, para representar meus pares, em questões relacionadas à gestão acadêmica da instituição.

 

Denise Balestrero Menezes (Depto. de Engenharia Civil - São Carlos)

Currículo

Sou docente da UFSCar desde 2013 e a partir de então tenho participado como membro suplente e depois efetiva no CoEx. Também tenho colaborado nos conselhos e comissões da graduação (DECiv e DCAm) e na pós-graduação (PPGEU), buscando sempre a construção e crescimento da graduação e pesquisa. Acredito na UFSCar e nos espaços de discussão democrática, assim como sou defensora da ampla divulgação de informações e desta forma tenho atuado como representante do DECiv no CoEx. Este envolvimento me leva agora a pleitear uma participação no ConsUni, embasada nos mesmos princípios e propósitos.

 

Edenis Cesar de Oliveira (Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino)

Currículo

A motivação para a candidatura se dá pelo entendimento de que a efetiva participação no processo democrático é uma necessidade premente no âmbito das instituições, sobretudo, instituições de ensino. Além disso, poder contribuir com o processo de tomada de decisões que sejam, majoritariamente, de interesse institucional.

 

Francis de Morais Franco Nunes (Depto. de Genética e Evolução - São Carlos)

Currículo

A UFSCar atravessa um período delicado de sua história, com polarização política muito evidente. Penso que o Conselho Universitário precisa ser o mais diverso possível, para encerrar estas disputas. Não tenho bandeiras e nem vínculos, apenas quero cumprir meu papel de servidor, colocando o meu nome e a minha isenção à disposição dos meus pares na qualidade de candidato à uma vaga do ConsUni.

 

Jean Marcel Ribeiro Gallo (Depto. de Química - São Carlos)

Currículo

Nesse momento em que a universidade pública e gratuita tem sua existência ameaçada, é importante que haja uma administração universitária competente e com metas claras bem traçadas. Dessa forma, cada vez mais, teremos a UFSCar com cursos de qualidade e gratuitos, pesquisa com reconhecimento internacional e atração junto a sociedade. Nesse sentido, é importante um CONSUNI com representantes atuantes e comprometidos com o futuro da UFSCar.

 

Joelson Gonçalves de Carvalho (Depto. de Ciências Sociais - São Carlos)

Currículo

A Universidade Brasileira mudou, notadamente a partir da segunda metade da década de 2000, passando a incorporar, para além de sua tríade “ensino-pesquisa-extensão”, outra variável historicamente desconsiderada, a saber: a inclusão. Assim, se agora temos que preservar esta universidade mais plural e inclusiva temos também que entender que, na luta por ela, não basta reproduzir o velho jargão “Universidade Publica, Gratuita e de qualidade”. Agora, aliás, reproduzir jargões já não é nem mais eficiente e nem mais estratégico, temos que insistir nas instancias institucional para que consigamos entender a necessidade de uma universidade laica e socialmente referenciada. Assim, coloco meu nome para que juntos possamos defender uma universidade de excelência, mas que esta excelência seja pautada pelo ensino, pesquisa, extensão e permeância estudantil e que nós docentes adjuntos desta universidade possamos contribuir com uma universidade, uma sociedade e um projeto de futuro para o Brasil que seja defendido por todos nós.

 

Marcelo Suetake (Depto. de Engenharia Elétrica - São Carlos)

Currículo

Participar ativamente das discussões no âmbito da universidade no intuito de proporcionar eficiência na gestão pública acadêmica. Preservar o diálogo e decisões democráticas que atendam o interesse de toda comunidade discente, docente e técnico administrativo da UFSCar tornando o ambiente propício à construção do conhecimento e desenvolvimento de profissionais qualificados. Propor e discutir soluções aos problemas institucionais, tornando a gestão dos processos e recursos mais eficientes em todas as esferas do ensino, pesquisa e extensão.

 

Marcos de Oliveira Soares (Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades - Sorocaba)

Currículo

O ConSuni é o órgão colegiado mais importante da universidade e precisa, por isso, ter uma ampla participação dos/as professores/as. Ainda não tive essa experiência e gostaria de poder participar desse colegiado.

 

Meliza Goi Roscani (Depto. de Medicina - São Carlos)

Currículo

Eu, Meliza Goi Roscani, professora Adjunta do Departamento de Medicina, Cardiologista de formação, pretendo auxiliar na transparência das decisões, prestar assessoramento nos assuntos que competem ao regime de trabalho, esforço docente, avaliação do desempenho e progressão, participar das decisões sempre tendo como foco o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Rafael Henrique Longaresi (Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino)

Currículo

Buscar a melhoria dos processos e projetos da Universidade aprovados via democrático nos conselhos.

 

Rafael Vidal Aroca (Depto. de Engenharia Mecânica - São Carlos)

Currículo

Colaborar nas discussões e decisões para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da UFSCar, bem como de aspectos de automação, informatização e aumento de eficiência da gestão através de suporte de ferramentas de TI. Representar também a Agência de Inovação da UFSCar junto ao CONSUNI, buscando incluir nas pautas do CONSUNI maiores discussões sobre inovação e parcerias com empresas.

 

Tiago da Silva Alexandre (Depto. de Gerontologia - São Carlos)

Currículo

Meu nome é Tiago Alexandre, sou Professor Adjunto do DGero, Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia e Mestre em Reabilitação pela UNIFESP, Doutor em Saúde Pública pela USP e Pós-Doutor em Epidemiologia pela University College London. Sou orientador permanente do PPGGero e do PPGFt, bolsista produtividade nível 2, Coordenador Multicampi de Acompanhamento de Programas de PósGraduação, Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGGa (seção SP) e Diretor Científico da ABRAFIGEb. Atualmente enfrentamos em nossa Universidade um contingenciamento de verbas federais. Tal condição afeta nossa estrutura de trabalho exigindo profundas discussões e deliberações acerca do gerenciamento desses escassos recursos para garantir o ensino público de qualidade. Diante dessa realidade, uma vez eleito representante dos Professores Adjuntos junto ao ConsUni, pretendo empenhar-me na defesa da Universidade Pública. Quero representar minha categoria construindo e defendendo soluções democráticas de conflito, auxiliando na elaboração de políticas institucionais e de gerenciamento de recursos públicos efetivos para enfrentar as dificuldades de atuação em todos os Campi. O debate acerca da captação de recursos que sejam aplicados em infraestrutura, na concessão de espaço físico, na criação e manutenção de laboratórios de pesquisa para aqueles que estão em fase de consolidação de suas linhas de pesquisa e início de carreira serão temas que pretendo defender com afinco. Diante dessa realidade reitero meu compromisso com a defesa de nossas conquistas institucionais e com as demandas de nossos discentes e técnicos administrativos e termino ressaltando a importância da união nesses tempos de dificuldade, por acreditar que esse seja o único caminho para superá-las.

 

Wanderson Fernando Maia (Depto. de Engenharia Civil - São Carlos)

Currículo

Sou Professor Adjunto 3 do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar. Fui Vice Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil por três anos e atualmente sou Coordenador do Curso, com conclusão do mandato em dezembro de 2018. Atualmente sou representante do Conselho de Graduação (COG) no Conselho de Administração (CoAd) e membro suplente no Conselho Universitário (ConsUni), indicado pelo CoAd. Coloco-me como candidato ao Conselho Universitário (ConsUni) na Categoria de Professor Adjunto, com o objetivo de contribuir para o andamento das discussões e decisões gerais da UFSCar de forma imparcial e independente, buscando sempre defender projetos que beneficie a todos os membros da comunidade. Comprometo-me a comunicar aos meus representados o andamento dos trabalhos do Conselho e colher sugestões dos mesmos para discussões dos assuntos em pauta.

 

Docentes Assistentes, Auxiliares e EBTT

José Carlos Bonjorno Junior (Depto. de Medicina - São Carlos)

Currículo

O ConSuni, órgão superior deliberativo máximo da UFSCar, tem por função tomar decisões para implementação, execução e a consolidação da política geral da Instituição. Meu compromisso será auxiliar de forma participativa na formulação, aprovação, acompanhamento e avaliação da Política Institucional, de formação de recursos humanos, de produção e disseminação do conhecimento, de pessoal, de recursos financeiros, de infraestrutura e de gestão da Universidade, de forma corresponsável e representativa de meu pares, os professores assistentes. Destaco aqui a importância de que, como membro dos docentes assistentes, me comprometo em participar ativamente das reuniões do ConsUni, contribuindo para apoiar, por meio de comissões assessoras, onde eu possa ajudar a ampliar as discussões acerca de minha maior expertise, em particular, na área da Saúde, da Medicina, das questões afetas ao Hospital Universitário, e a Educação de maneira geral, além de ampliar tais discussões junto aos meus pares, para que possamos colher as sugestões dos docentes em aspectos relacionados em pauta de discussão neste Conselho.

 

Candidatos a representante dos técnicos administrativos

Amanda de Azevedo (Dpto. de Administração - Lagoa do Sino)

Servidora da UFSCar desde 2014, atuei como secretaria de curso de engenharia de alimentos até 2015 e desde então atuo no DeA, em Lagoa do Sino. Participei como suplente no CoAd e CoPG nos anos 2016 e 2017. Formada em Administração pela FSP (Faculdade Sudoeste Paulista Avaré, Pós em Planejamento e Implementação da Educação a Distância UFF, cursando pós em Gestão Pública UFSCar. Pretendo continuar na representação dos técnicos administrativos do campus de Lagoa do Sino de forma ativa.

 

Anderson Alexandre dos Santos (Dpto. de Ensino de Graduação - Araras)

Contribuir para um diálogo coletivo e democrático em prol da comunidade académica dentro das competências do conselho e de assuntos desta natureza que contribuam para o campus que exerço minhas atividades.

 

André Pereira da Silva (Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino)

Faço parte da UFSCar a 10 anos, primeiro como aluno e agora como TA. Sempre acreditei em uma universidade plural, democrática e que promova a equidade. Por isso quero compor o Consuni.

 

Arlei Olavo Evaristo (Coordenadoria de Sistemas de Informação - São Carlos)

Currículo

Não apresentou propostas na ficha de inscrição.

 

Augusto Cesar Pinha (Divisão de Gestão e Registro Acadêmico - São Carlos)

Currículo

Sendo o Conselho Universitário a instância máxima da UFSCar é importante que todas as categorias estejam representadas para possibilita a discussão dos temas relevantes não só a categoria, mas a toda a comunidade universitária. Sou servidor desde 2010 e estudante desde 2007, então acredito que posso contribuir com meus pares na discussão de propostas e assuntos que garantam um bom funcionamento da Instituição.

 

Cassio Barbosa Teixeira Martingo (Divisão de Desenvolvimento Físico e Obras - Sorocaba)

Currículo

Não apresentou propostas na ficha de inscrição.

 

Claudia de Moraes Barros de Oliveira (Biblioteca Comunitária - São Carlos)

Currículo

Sou servidora há 10 anos e nunca havia me candidatado a nenhum conselho. Estamos vivendo um momento político de bastante instabilidade dentro e fora da Universidade e gostaria de me inteirar mais a respeito das decisões e também opinar a respeito enquanto representante T.A.

 

Cristina Aparecida Motta (PPG em Química - São Carlos)

Currículo

Não apresentou propostas na ficha de inscrição.

 

Daniel Profiti Moretti (Sec. Executiva do EDF - São Carlos)

Currículo

Administrador Público (UNESP, 2008), especialista em Gestão Pública (UFSCar, 2012) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (UFSCar, 2015). Foi diretor administrativo do CAAP/UNESP (2006-2007) e Coordenador Geral do Sintufscar (2017-2018). Atuou junto à Secretaria Municipal de Governo de São Carlos (2005 a 2007). Já participou de diversos colegiados universitários na UNESP e UFSCar, com destaque ao ConsUni e CoAd/UFSCar, e presidiu diversas comissões eleitorais para entidades dessas universidades. Ficou em 2º lugar na última eleição para diretor da DiSG/PU, em 2015. Atual coordenador executivo municipal da Rede Sustentabilidade, membro do diretório paulista da legenda em 2016. Foi um dos coordenadores de campanha da Coligação “Reconstruir São Carlos” nas eleições municipais de 2016, responsável pelo GT do eixo Administração e Orçamento do plano de governo da coligação. É voluntário do programa Mãos que Ajudam, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Têm experiência em pesquisa nas áreas de Administração Pública, Desenvolvimento e Cidadania e Políticas Públicas Municipais, tendo participado de grupos de pesquisa sobre os temas com professores renomados.

Propostas: atuar como oposição propositiva, crítica e consciente à reitoria, apontando caminhos para a reconstrução da participação da comunidade nas ações da administração, posto que nunca antes houve gestão tão antidemocrática na universidade. Promover a publicização das pautas e decisões do conselho entre nossos pares, para levar às reuniões a posição de toda a categoria. Ser um representante de todos, não apenas daqueles que nos elegem, como lamentavelmente certa vez afirmou um gestor representante de nossa categoria.

 

Elizabeth Aparecida Baraldi (Dpto. de Genética e Evolução - São Carlos)

Currículo

Espero representar minha categoria na construção de uma Universidade mais democrática, participativa e comprometida.

 

Gisele Aparecida Zutin Castelani (Sec. de Administração, Finanças e Contratos do CCA - Araras)

Currículo

Poder participar da formulação, aprovação, acompanhamento e avaliação da Política Institucional de formação de recursos humanos, de produção e disseminação do conhecimento, de pessoal, de recursos financeiros, de infraestrutura e de gestão da Universidade, assim como participar mais diretamente de assuntos desta natureza que envolvam nosso campus.

 

José Nelson Martins Diniz (Unidade Saúde Escola - São Carlos)

Currículo

Servidor Técnico Administrativo da UFSCAR desde 2005 lotado na Unidade Saúde Escola, pelas oportunidades de ser um dos representantes de meus pares em diversos órgãos colegiados (COEX, CAEX, CDFAI, CDUSE, COPEX-USE, COTEC-USE) por mais de uma vez, presenciei o aumento em volume e em complexidade das ações desenvolvidas nesta Universidade. Hoje, visando a representação da categoria de T.A.s da UFSCar, pleiteio uma vaga para colaborar com toda a discussão acerca dos principais assuntos que envolvem a comunidade acadêmica com vistas a melhora contínua dos serviços prestados mas também do ambiente de trabalho, ensino e estudos através da participação no órgão de deliberação máxima da UFSCAR. Para tanto solicito inscrição nas eleições para este conselho deliberativo (ConsUni) da UFSCAR.

 

Leonardo Paes Niero (Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino)

Currículo

Representar os interesses da categoria e do campus Lagoa do Sino.

 

Manoela Anechini Simões Marins (Sec. Executiva da PU - Sorocaba)

Currículo

O Conselho Universitário é o colegiado mais importante da Instituição, onde as decisões mais importantes são tomadas, inclusive no que tange à vida dos Técnicos Administrativos dentro da Instituição.

 

Pedro Dolosic Cordebello (Depto. de Artes e Comunicação - São Carlos)

Currículo

Meu compromisso com a UFSCar remonta ao ano 2001, com o início de minha graduação aqui. Posteriormente, reingressei na instituição mediante quatro concursos consecutivos: dois para professor substituto, estudante de mestrado e, seguida, como técnico administrativo, ocupando este cargo desde o final de 2009.

Candidatar-me para conselheiro reverbera a filosofia com que exerço as atribuições funcionais enquanto servidor, bem como cidadão: defender e trabalhar pela universidade pública, gratuita e de qualidade, para que a UFSCar continue a se destacar no Brasil e no mundo, gerando conhecimento e fomentando a cidadania, através do ensino, pesquisa e extensão.

A precariedade dos serviços públicos, em decorrência da calamidade financeira do país deve ser enfrentada como questão de honra pelos servidores, visto que enquanto contribuintes e usuários destes mesmos serviços, temos a virtude de poder intervir para o aprimoramento dos processos de gestão democrática.

Nesse sentido, é imprescindível a integração e trabalho conjunto de todos.

Isso só será possível se os órgãos colegiados, especialmente o Consuni, forem constituídos por pessoas imbuídas do verdadeiro desejo de reafirmar e construir uma UFSCar cada vez melhor.

 

Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes (Prefeitura Universitária - São Carlos)

Currículo

Por ser a principal instância deliberativa da Universidade, a atuação dos Representantes Técnico-Administrativos junto ao ConsUni, deve pautar-se pela defesa dos direitos e interesses da Categoria, assim como garantir a discussão sobre um Modelo de Universidade Pública e Democrática. O ConsUni é o Espaço onde estas questões são debatidas. Portanto, a minha motivação é Representar a Categoria para que os interesse da mesma, sejam defendidos prioritariamente, de forma clara e transparente. Participar do ConsUni é levar os anseios de forma propositiva da Gestão da Universidade.

Participar do ConSuni é garantir a efetiva ação democrática que legitima a representação de uma Categoria, através do encaminhamento e defesa das Pautas de Lutas dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSCar.

 

Ueslei da Conceição Lopes (Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino)

Currículo

A paridade dos votos entre as categorias dentro da UFSCar já prova que a universidade preza por princípios democráticos. Nesse sentido, acredito que a participações dos técnicos-administrativos nos locais de discussões e tomadas de decisões, como é o caso dos conselhos superiores da universidade, é imprescindível para que sejam postas as demandas da categoria, bem como discutidas políticas universitárias sob a óptica dos TAs. Precisamos participar, opinar e contribuir!

 

Vânia Helena Gonçalves (Sec. de Administração, Finanças e Contratos do SIBi - São Carlos)

Currículo

Representar minha categoria nos órgãos de Instância da UFSCar na defesa da democracia e representatividade do mesmo.

 

 

 

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DISCENTES JUNTO

AOS CONSELHOS SUPERIORES DA UFSCAR 2018

 

MOTIVAÇÃO PARA A CANDIDATURA DE DISCENTES AO CONSUNI

 

 

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

 

Nome do discente (Apelido) (Curso – Campus)

 

 

Ana Carolina Bertolucci (Ana Bertolucci Pedagogia) (Pedagogia – Sorocaba)

Anseio candidatar-me como representante discente nos órgãos colegiados por entender a importância da participação da democracia interna universitária, tendo em vista que a mesma se encontra frágil no Brasil. Sou diretora do Diretório Central dos Estudantes e participante ativa do movimento estudantil, estando próxima as demandas estudantis.

https://lattes.cnpq.br/ Não possuo.

 

 

Anderson Rodrigues Martins (Engenharia de Produção – São Carlos)

Sou graduando do curso de Engenharia de Produção do Campus São Carlos, bolsista da Moradia Estudantil, membro do CAEP (Centro Acadêmico da Engenharia de Produção), fui tutor da disciplina de Cálculo 1 e organizador da Semana da Engenharia de Produção e de eventos de extensão envolvendo empreendedorismo e ONGs. Atualmente, há uma grande distância entre a maioria dos alunos e as discussões políticas da universidade. Muitos sabem a importância de defender seus diversos interesses e demandas, porém não conhecem os mecanismos que são disponibilizados na UFSCar. Assim, minha principal motivação é acolher demandas e buscar engajamento dos alunos, se mostrando aberto a todos, presencialmente e on-line. Principalmente sobre questões de permanência estudantil e demandas dos cursos de exatas. Gostaria de expressar também que apoio eleições com voto on-line, porém o Regimento Interno do Conselho Universitário da UFSCar deve ser integralmente respeitado e cumprido.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Augusto Sousa Santos (Ciência da Computação – Sorocaba)

Meu objetivo como representante discente é dar voz aos pós-graduandos da UFSCar. A maneira que acredito ser a mais abrangente e acessível é esta: via on-line. Você, que está votando em mim ou em outra pessoa hoje, não poderia ser consultado por esta mesma ferramenta sobre o uso de verbas da UFSCar, sobre a aprovação de projetos de extensão, sobre a segurança do campus ou sobre políticas de concessão de auxílios aos pós-graduandos? Meu objetivo é representá-lo da maneira mais verdadeira possível: te consultando! Assim, defendo que o voto on-line em eleições da UFSCar seja um primeiro passo em direção a mais consultas a todos, a votações e decisões compartilhadas por toda a comunidade universitária. De maneira confiável e eficiente, todos poderemos manifestar nossa opinião. Peço sua confiança para que possamos, juntos, construir uma UFSCar cada vez mais transparente, participativa e democrática! O bem-estar e reconhecimento de nossa Universidade depende de todos nós atuando acadêmica e politicamente em prol do bem comum.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Gabriel Duvra Salomão (Engenharia Mecânica – São Carlos)

Ingressei na UFSCar em 2014, e desde o primeiro ano participei de diferentes atividades na Universidade, como Centro Acadêmico, Conselho de Departamento, pesquisas e, principalmente, fui membro desde 2014 da equipe Fórmula UFSCar, onde me encontro como Capitão desde 2017. Como representante, buscarei principalmente defender os grupos de Extensão e as equipes que competem Brasil a fora, representando a UFSCar.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Gabriel Souza Cruz Menezes (Mion) (Educação Física – São Carlos)

Busco representar o corpo discente nos debates do Conselho em atenção aos diversos grupos estudantis da Universidade.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Giulia Di Giovani Silva (Ciências Sociais – São Carlos)

Meu interesse e motivação em fazer parte do ConsUni como representante discente vem da necessidade de construir uma universidade de qualidade para todos, sendo assim é fundamental a participação de nós alunos nos conselhos, tendo em vista que somente com todas as categorias presentes será possível chegarmos numa plena democracia.

Currículo

 

 

Jovana de Nazaré Fernandes (Jovana Apurinã) (Administração – Lagoa do Sino)

A representatividade é muito importante para os discentes. Representar é construir juntos conhecimento, direitos e deveres para a comunidade acadêmica.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Kaio Kristians Aguiar (Engenharia Elétrica – São Carlos)

Como estudante de Engenharia, percebo, ao longo dos anos, que temos poucos representantes nos Conselhos da UFSCar. O engajamento maior acaba vindo de pessoas da área sul, o que tem seu mérito. No entanto, me candidato para poder representar melhor a área norte. Levar à Reitoria e às instâncias de decisão da Universidade pedidos, reclamações e sugestões que temos e anseiamos. Para que todos nós possamos nos representar é essencial que possamos votar. Por isso, defendo o uso do voto online nas decisões da UFSCar – e principalmente nas que possam nos impactar. Sou contra a partidarização da Universidade. Acredito que nós, enquanto estudantes, devamos defender a UFSCar, pedir melhorias no campus e na estrutura de aulas como um todo. Enquanto representante dos estudantes, não devemos priorizar nossas ideologias pessoais ou fazer delas a opinião de todos os estudantes. Cada um ter seu posicionamento é fundamental, mas forçar que nossa opinião se torne a opinião de pessoas que sequer nos conhecem ou foram consultadas, ao meu ver, não é uma postura correta e democrática. Por uma UFSCar sempre democrática, participativa e em que todos sejam ouvidos, peço sua confiança e seu voto!

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Maria Luiza Rossetto Marvulo (Malú Marvulo) (Ciências Sociais – São Carlos)

Pela necessidade de integrar a universidade para além da graduação e pela representação estudantil na tomada de decisões que afetam a todos, acredito ser importante para a minha formação como cientista social e como ser humano.

Currículo

 

 

Matheus Mesquita Vidal Ramos (Matheus Mesquita – Chatuba) (Biotecnologia – Araras)

Sou graduando do 6º perfil do curso de Biotecnologia, do campus de Ciências Agrárias. Estou me candidatando com o objetivo de dar voz aos graduandos da UFSCar e, em especial, de representar o campus de Araras a frente das decisões da Universidade, que muitas vezes são centralizadas em São Carlos. Quero lutar para que as decisões dos colegiados sejam mais democráticas e transparentes, o que é possível através de consultas públicas online, nos mesmos moldes dessa eleição. Meu compromisso é representar DE VERDADE os interesses dos estudantes e farei isso da forma mais honesta possível: te perguntando!

Currículo

 

 

Milena Cardoso França (Linguística – São Carlos)

Tenho interesse de me candidatar ao ConsUni pois considero de extrema importância e necessidade a representação dos discentes junto aos conselhos da Universidade. Sou membro da comissão de moradia da UFSCar, logo pretendo falar em nome dos estudantes bolsistas da UFSCar.

Currículo

 

 

Murilo Meloto de Souza (Letras – São Carlos)

Preocupação da desmobilização estudantil como categoria. Me candidata para que, envolto nesse ambiente, possa transmitir aos meus iguais (estudantes) informações mais precisas sobre o andamento de nossa universidade.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Natalia Pressuto Pennachioni (Enfermagem – São Carlos)

Sou estudante de enfermagem, do segundo ano, luto pelos direitos das mulheres, pela educação e saúde públicas para todos. Resolvi me candidatar para o CONSUNI pois a universidade pública, gratuita e a pesquisa estão em risco no país. A gestão da UFSCar tem dado continuidade a medidas autoritárias, impugnando conselheiros e fazendo malabarismos para garantir uma maioria alinhada com suas propostas; muito semelhante com o cenário político nacional. Sabemos que passamos por uma grande crise financeira, mas pouco é feito para reverter esse processo, quase nenhuma reivindicação é feita em outras instâncias de decisão, e muitas vezes colocam ou tentam colocar a conta para que os estudantes paguem - como no caso da tentativa de reajuste abusivo do preço do Restaurante Universitário. Para defender nossa universidade precisamos nos comprometer com conselhos realmente democráticos e responsáveis com a autonomia universitária. Precisamos de investimentos variados em todos os campis e áreas da UFSCar, nós estudantes somos maioria do corpo universitário, sua força motriz e a própria razão da existência da Federal. Precisamos de investimentos não só financeiros, mas também humano. Temos que ser firmes frente aos futuros ataques do governo federal e da gestão da UFSCar. Essa luta tem que ser construída em consonância com as reais necessidades dos estudantes, do ensino e da pesquisa. Nós estudantes precisamos sair fortalecidos desse novo período.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Francisco Manoel de Sousa Júnior (Paco Sousa) (Engenharia de Produção – Sorocaba)

Sou o atual presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção de Sorocaba (CAEPS) e fui diretor do DCE no ano de 2017, atuando também em 2018 em conjunto com a entidade. Acompanhei diversas reuniões do ConsUni realizadas este ano e me sinto preparado para representar os discentes dentro deste importante conselho da universidade, prezando pela garantia dos direitos discentes e do cumprimento das normas estatutárias que regem o ConsUni e a UFSCar. Pretendo lutar dentro do ConsUni para que a permanência estudantil seja garantida, além do direto de se manifestar no ambiente universitário. Em um momento conturbado como o que estamos vivendo, é preciso que os alunos sintam-se representados e protegidos pela universidade, para que possam manifestar-se quando sentirem a necessidade.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Sabrina Silveira Sousa (Engenharia da Computação – São Carlos)

Participo atualmente do conselho do meu curso de graduação e também participei brevemente do Conselho de Graduação (CoG) no início de 2018. Me candidatei para ambos os conselhos neste ano, e por ter bastante contato com os discentes do meu curso, me alegra muito estar os representando. O período que participei dos conselhos me enriqueceu muito e fortaleceu meu laço com a universidade, que estava fragilizado. Tenho bastante horário disponível para participar ativamente das reuniões.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Thalita Suzan Jesus Souza (Engenharia Florestal – Sorocaba)

Estou me candidatando para se inteirar mais dos processos administrativos da UFSCar e por entender a importância de representações estudantis dentro dos conselhos para melhor comunicação como um todo da Universidade.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Victor Alberto Bueno Coelho (Victor Alberto Coelho) (Ciências Sociais – São Carlos)

Estou convicto de que num momento de tamanha tensão e radicalismos não podemos abandonar o debate em espaços democráticos e plurais. Com espírito republicano, peço sua confiança para representá-lo frente a UFSCar, através de seus conselhos. Estando numa das mais renomadas instituições de ensino superior deste país, é necessário que jovens estejam dispostos a lutar para que esta pujante universidade continue sendo referência, e melhorando cada vez mais. Coloco-me à vossa disposição, honrados pares estudantes, para que, sob a égide da legitimidade de vossos votos, eu possa representá-los, e em vosso nome lutar por avanços em nosso meio acadêmico. Defenderei incessantemente que a comunidade acadêmica seja cada vez mais participativa, de veteranos a tenros calouros. Além disso, comprometo-me a lutar para que todas as ações desta universidade respeitem cada centavo do erário, respeitando, consequentemente, cada trabalhador e trabalhadora deste país, cujo suor sustenta nossa formação. Por uma universidade pública, gratuita e que seja o estandarte do progresso científico no Brasil.

Currículo

 

 

Vinicius de Oliveira Peixoto (Engenharia da Computação – São Carlos)

Desde que entrei para a Universidade Federal de São Carlos percebi quão forte é a influência dos conselhos na vida dos estudantes, mas nunca quis participar por estar focado demais no meu curso. Com o desdobrar de vários acontecimentos ao longo do meu tempo nessa universidade, notei que não adianta ficar calado enquanto outras pessoas tomam decisões importantes que afetam muito a minha vida e de vários a minha volta. Decidi agir e lutar por aqueles que estão ao meu lado.

Currículo

 

 

Vinícius Rolim Fontarba (Física – Sorocaba)

Neste meu terceiro ano de graduação na UFSCar duas principais motivações levaram ao desejo de me candidatar como representante discente. A primeira está relacionada à baixa participação dos alunos nos conselhos durante o processo de construção das ideias, reivindicações e formulação de propostas. Tentar encontrar soluções para problemas depois que estes já estão avançados e em casos extremos é sempre mais difícil. A segunda está relacionada à necessidade do envolvimento de pessoas compromissadas com a universidade por si só, ou seja, capazes de desvincular seus interesses particulares, pensando no bem comum, no desenvolvimento da universidade para atender às necessidades de todos, principalmente de nós alunos, que somos o grande motivo da existência desta Instituição. Por fim, decidi-me candidatar pelo fato de ser um aluno compromissado com a universidade, com meu curso, presente no dia a dia, acredito ser capaz de pensar no bem coletivo acima de meus interesses pessoais e gostaria de ser cada vez mais participativo.

https://lattes.cnpq.br/ Não informado.

 

 

Vitor Gonçalves Lemes de Sousa (Engenharia de Materiais – São Carlos)

Como calouro na Universidade Federal de São Carlos, tive muito interesse de conhecer como funciona a administração da universidade, e participar dela. Além disso, por meio de colegas, fiquei a saber que isso é possível por meio dos conselhos universitários, e que o prazo para se candidatar estava próximo de acabar. Assim, me candidato para representar a todos os calouros, para trabalhar pela evolução de nossa universidade, e melhoria da qualidade dos campi. Conto com o voto de vocês!

https://lattes.cnpq.br/ Não tenho.

 

 

 

 

 

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Nome do discente (Apelido) (Curso – Campus)

 

 

Ariane Duarte Seleghim (Ciência Política – São Carlos)

A participação nas tomadas de decisões é de extrema importância para a concretização da democracia. Pensando nisso, candidato-me à representação discente da pós-graduação nos Conselhos Universitários (ConsUni e CoAd), com a intenção de acompanhar de perto as decisões a serem tomadas na nossa universidade e de me posicionar sempre da forma a buscar que as necessidades e interesses dos alunos da pós-graduação da UFSCar sejam observados. Comprometo-me a ocupar esse espaço de representação de forma transparente e mais representativa possível, disponibilizando repasses aos interessados, bem como mantendo-me à disposição para qualquer apresentação de demandas por parte da categoria.

Currículo

 

 

Caio Fernando e Silva (Física – São Carlos)

As instituições de ensino público têm sido alvo do governo federal. O futuro governo apenas demonstra sua disposição em implementar uma agenda ainda mais severa. A UFSCar não pode se curvar diante dessas futuras medidas autoritárias. Entretanto não podemos depositar a menor esperança na atual gestão para que ela defenda nossos interesses, como discentes, o lado mais frágil dessa equação. Dessa forma, precisamos nos unir nesse cenário tão dramático para garantir os poucos direitos que ainda temos. Estudantes de graduação e pós, coletivos e organizações estudantis devem estar unidos para garantir uma universidade que seja pública no sentido mais básico da palavra: uma universidade para o povo. Para isso, precisamos ser explicitamente contra qualquer medida que tente responsabilizar os alunos pela péssima gestão dos investimentos públicos, garantindo assim, a permanência do recurso mais essencial de uma universidade, seus próprios estudantes. Eu, como aluno formado no curso de Engenharia Física pela UFSCar, atual aluno do PPGF e membro da atual gestão da APG, prometo lutar pelos interesses dos estudantes. Nesse sentido, devemos ampliar uma rede de comunicação para divulgar as pautas que estão sendo debatidas nos conselhos e, além disso, e trazer pautas que interessam aos alunos. Juntamente com meus colegas, serei um mecanismo de duas vias para canalizar a vontade de todos os estudantes da UFSCar.

Currículo

 

 

Cássia da Luz Goulart (Fisioterapia – São Carlos)

Considero ser de suma importância para meu crescimento pessoal e profissional.

Currículo

 

 

Flávia Caroline Augusto Salmázio (Ciência, Tecnologia e Sociedade – São Carlos)

Meu objetivo como representante discente é dar voz aos pós-graduandos da UFSCar. A maneira que acredito ser a mais abrangente e acessível é esta: via on-line. Você, que está votando em mim ou em outra pessoa hoje, não poderia ser consultado por esta mesma ferramenta sobre o uso de verbas da UFSCar, sobre a aprovação de projetos de extensão, sobre a segurança do campus ou sobre políticas de concessão de auxílios aos pós-graduandos? Meu objetivo é representá-lo da maneira mais verdadeira possível: te consultando! Assim, defendo que o voto on-line em eleições da UFSCar seja um primeiro passo em direção a mais consultas a todos, a votações e decisões compartilhadas por toda a comunidade universitária. De maneira confiável e eficiente, todos poderemos manifestar nossa opinião. Peço sua confiança para que possamos, juntos, construir uma UFSCar cada vez mais transparente, participativa e democrática! O reconhecimento de nossa Universidade depende de todos nós atuando acadêmica e politicamente em prol do bem comum.

Currículo

 

 

Janaína Maldonado Guerra da Cunha (Sociologia – São Carlos)

Os conselhos universitários são espaços fundamentais de manutenção e construção das políticas voltadas à comunidade universitária. Desde, por exemplo, as Ações Afirmativas, os contratos de serviço de terceirização até os projetos de internacionalização da pesquisa. Nesse sentido é fundamental o engajamento nesses espaços em um momento de ataque frontal à democracia e aos direitos conquistados a duras penas dentro e fora das universidades. Nos últimos anos conquistamos nos espaços de Consuni importantes vitórias como, por exemplo, com relação ao preço do restaurante universitário, diretrizes para as políticas de ações afirmativas e equidade, etc. Me candidato com o compromisso de travar e construir instrumentos de mediação dessas lutas em conjunto com os e as estudantes por uma universidade democrática, popular, de qualidade e inclusiva.

Currículo

 

 

Lucas Felipe de Lima (Ciência dos Materiais – Sorocaba)

A participação discente em questões envolvendo o futuro da universidade é fundamental. Somente um estudante que vivencia a universidade todos os dias sabe quais as dificuldades e necessidades essenciais dos estudantes, por isso, tenho imensa satisfação em participar como representante discente do ConsUni, onde poderei ser o porta voz dos meus colegas de pós-graduação.

Currículo

 

 

Nathália Gonçalves Zaparolli (Ciência Política – São Carlos)

A voz discente é de extrema importância para a universidade caminhar de forma mais justa e democrática. Representar uma categoria exige responsabilidade, mas também um desafio e uma possibilidade para conhecer as demandas, as insatisfações, e também dialogar com diversas outras pessoas na mesma situação que eu. Ocupar uma cadeira nesses conselhos significa poder lutar na linha de frente pelas nossas causas e por universidade plural, diversificada e democrática.

Currículo

 

 

Polliana Batista dos Santos (Fisioterapia – São Carlos)

Será importante para meu crescimento pessoal e profissional.

Currículo

 

 

Rodrigo Antonio Coxe Garcia (Rodrigo Coxe) (Ciência, Tecnologia e Sociedade – São Carlos)

Advogado há quase 10 anos, pós-graduado em Direito Constitucional e há 6 anos professor universitário de Direito. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS e Doutorando no mesmo programa com pesquisa voltada para o uso da inteligência artificial no campo jurídico. Considerando que o ConsUni é um órgão superior com atribuições deliberativas, sendo de sua competência as execuções referentes às políticas institucionais, de maneira alinhada e com o máximo respeito ao Estatuto e ao Regimento Geral do Conselho, coloco meu interesse na representação discente junto ao ConsUni, para que junto à comunidade acadêmica possamos realizar formulações, debater aprovações, acompanhar e avaliar assuntos relacionados às políticas institucionais que versam sobre recursos humanos, produção e disseminação do conhecimento, pessoal, recursos financeiros, infraestrutura e gestão da nossa admirada UFSCar. Por isso seu voto é indispensável, para que juntos possamos permitir que a UFSCar continue se desenvolvendo, de forma respeitosa, ética e democrática. Conto com o apoio de toda comunidade UFSCar.

Currículo

 

 

Sean dos Santos Araújo (Química – São Carlos)

Gostaria de participar das eleições, uma vez que é de suma importância a participação de alunos e servidores nas escolhas referentes a universidade.

Currículo

 

 

Virgilio Pereira Ricci (Engenharia de Materiais – São Carlos)

Acredito que, neste momento de incertezas, há a necessidade de união da sociedade acadêmica para que juntos possamos caminhar, sempre com o objetivo de proporcionar o bem comum para todos da universidade.

Currículo

 

 

Vitor Alcântara Fernandes da Silva (Química – São Carlos)

Tenho como objetivo buscar melhorias no âmbito universitário, para isto creio que é essencial a participação ativa dos discentes em discussão conjunta com as instituições afim de, em conjunto, buscar solução para as problemáticas enfrentadas.

Currículo